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Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do INSEF busca trabalhar no contexto da seriedade normativa, primando pelos seus princípios. Entre eles: 

  • Princípio da individualidade e da construção coletiva, pelo qual a escola deve conscientizar-se de que a educação é a construção existencial dos indivíduos e da coletividade onde cada cidadão tem o direito de ser o que é e, ao mesmo tempo, completar a realização do grupo.

  • Princípio da igualdade de oportunidades, pelo qual se garantirá em quantidade e qualidade, eqüitativamente, o ensino a todos os alunos.

  • Princípio da cidadania e do respeito à ordem democrática, pelo qual o instituto contribui para a participação do educando na vida em sociedade, por meio de ações pedagógicas que o levem à compreensão, a criticidade à ética, à responsabilidade, à solidariedade e ao respeito ao bem comum.

  • Princípio da democratização do saber, pelo qual se possibilitará ao aluno a apropriação e a transformação dos conhecimentos historicamente acumulados, como condição necessária à construção de uma escola sintonizada com seu tempo e comprometida com uma sociedade em mudança; mais justa fraterna e solidária. 

  • Princípio do dinamismo e melhorias progressivas, pelo qual o instituto tenderá a tornar-se laboratório de experiências pedagógicas em um movimento permanente de interação com a realidade, visando aperfeiçoar-se qualitativamente.

  • Princípio da fraternidade humana e solidariedade nacional e internacional.

  • Princípio da historicidade entre o passado e o presente, pelo qual se renovará constantemente o ensino, e se preservarão os valores mais significativos das tradições brasilienses e nacionais.

  • Princípio da co-participação, pelo qual família, escola e comunidade envolver-se-ão efetivamente na discussão e na definição de prioridades, estratégias e ações do processo educativo enquanto instrumento essencial para a defesa da dignidade humana e da cidadania. 

  • Princípio da transcendentalidade, pelo qual a escola contribuirá para a discussão dos fins transcendentais da passagem do homem na terra, firmando um sistema de valores éticos que livre de quaisquer sectarismos e preconceitos considere a essencialidade da natureza humana.

  • Princípio da valorização dos profissionais da educação, pelo qual a Mantenedora oferecerá condições para o crescimento profissional e realização pessoal, uma vez que é agente de promoção de garantia na qualidade da educação.

O Instituto Fênix, ao se comprometer em ofertar uma educação voltada para um trabalho globalizado no que diz respeito à humanidade, trabalha uma prática onde possa incluir o aluno, como também a família, em uma vida plena de cidadania, buscando trabalhar com a dicotomia cuidar-educar, procurando se definir, dentre outros, nos seguintes fundamentos: 

 

  • Éticos

  • Políticos

  • Estéticos da sensibilidade 

 

O INSEF - Instituto de Educação Fênix, certo de que para uma escola ser de qualidade e ter uma educação sólida, necessita não só dos princípios ora apresentados, mas também de determinados conceitos para aliar-se a estes princípios, que na concepção do Instituto são: 

 

  • Diálogo 

  • Respeito e compreensão

  • Valores 

  • Afeto e amor 

  • Confiança

  • Família e comunidade

  • Princípios Epistemológicos 

  • Princípios Educacionais e Pedagógicos